martes, 17 de mayo de 2022

HEROIS DA FE CRISTA. MATHEW HENRY. POR Willy e Karina Hamel

 HEROIS DA FE CRISTA. MATHEW HENRY. 

POR Willy e Karina Hamel 



"Fora de Cristo, Deus é fogo consumidor; em Cristo, um Pai reconciliado."  (Matthew Henry).

Dificilmente há um homem tão conhecido entre os comentaristas bíblicos como Matthew Henry. Desde a publicação de seu primeiro volume (o Pentateuco) em 1706 até o presente, o comentário de Henry foi repetidamente reimpresso, traduzido a outros idiomas. Ele tem exercido uma grande influência na formação espiritual de uma multidão de pastores e teologos  que dele utilizam para devocionais pessoais, ou para preparar-se para o ensino, ou pregação. Destacados líderes cristãos como George Whitefield e William Carey testemunharam da influência que receberam dele.

Mathew Henry escreveu....

Cada um de nós tem uma comissão que cumprir, um Deus eterno a quem glorificar, uma alma imortal que prover, um dever necessário que realizar, nossa geração que servir; e, há de ser o nosso esforço diário de cumprir esta comissão, porque é a comissão do Senhor nosso REi, que nos chamará a prestar contas acerca dela, e seria um grande perigo descuida-la.

Para mencionar o caso de Whitefield, que pouco depois de sua conversão, adotou a prática de levantar às cinco da manhã. Ajoelhado ele lia a Bíblia, em seguida o seu Novo Testamento grego e finalmente consultava o comentário de Matthew Henry acerca daquela passagem. Posteriormente, a sua pregação esteve intensamente influenciada pela exposição de Henry.

 Arnold Dallimore chega ao ponto de dizer que “de tal modo bebeu dos mananciais da exposição bíblica de Matthew Henry que muita de sua expressão pública era pouco mais do que o pensamento do grande comentarista; pensamento que havia chegado a assimilar em sua própria mente e alma, e que se derramava espontaneamente tanto quanto preparava como quando pregava os seus sermões”.Era capaz de recordar citações de Henry, e sua lista de regras para o seu Instituto em Bethesda na Georgia incluía, entre os livros sobre teologia, o comentário de Matthew Henry. 

Quando escreveu a sua famosa carta a João Wesley sobre o tema da redenção universal, não deu a sua própria explicação de algumas passagens bíblicas, mas remeteu Wesley que lesse aos comentaristas como Ridgely, Edwards e Henry. O seu desejo era que estes tratados pudessem levar Wesley a reconhecer o seu erro.


Mas para a imensa maioria dos leitores a vida de Matthew Henry é algo desconhecido, e há uma falta de valorização crítica de sua obra e ministério. Ao apresentar alguns de seus sermões até agora inéditos, é necessário oferecer um breve relato de sua vida e ministério, junto com uma avaliação dele como pregador assim como comentarista.

 A VIDA DE MATTHEW HENRY

O ano em que nasceu Matthew Henry (1662) foi crucial para a história religiosa da Inglaterra. Naquele ano mais de 2000 pastores foram expulsos de suas paróquias na Igreja Anglicana porque se recusaram conformar-se aos requisitos que lhes exigia a Lei da Uniformidade. 

Isto significava que estes não-conformistas, que se tornaram pastores presbiterianos ou congregacionais, se viram privados de oportunidades para o ministério público, e que os estudantes não-conformistas foram excluídos das universidades de Oxford e Cambridge. 

O pai de Matthew Henry, Philip Henry, havia estudado na Faculdade de Westminster, em Londres, e logo empreendeu estudos superiores no Christ’s College, em Oxford. Este era o tempo em que os grandes líderes puritanos John Owen e Thomas Goodwin estavam exercendo ali a sua maior influência . Philip Henry se instalou como pastor anglicano no pequeno povoado de Worthenbury em Flintshire, e foi desta paróquia que foi expulso em 1662.

Criado num lar de um pai e pastor tão piedoso significava que desde os seus primeiros anos Matthew Henry esteve exposto a um profundo compromisso religioso e instrução nas coisas de Deus. O seu pai, com o seu próprio excelente preparo acadêmico, pode dar-lhe uma ampla educação geral, e de forma específica lhe concedeu uma boa fundamentação nas línguas clássicas – grega e latina. O hebraico também figurava no programa e diariamente Matthew Henry tinha que traduzir uma passagem das Escrituras a partir das línguas originais. O ingresso em Oxford ou Cambridge estava impedido para ele, de modo que os seus pais lhe enviaram a Londres ao completar os vinte e três anos para que estudasse direito em Gray’s Inn. 

Nem ele ou os seus pais consideravam a possibilidade de que empreendesse a carreira como advogado, mas que esta era a oportunidade de continuar a sua educação formal. Também pode escutar a alguns dos melhores pregadores conformistas como Tillotson e Stillingfleet. Não se sabe quais pregadores não-conformistas ouviu em  Londres, mas desde cedo se identificou com a causa não-conformista, como evidenciou visitando na prisão a Richard Baxter. O seu sentimento vocacional para o ministério cristão foi intensificando gradualmente, e parece que considerou entrar no ministério da Igreja Anglicana, até que em 1687 decidiu aceitar o convite de uma congregação não-conformista.

Henry escolheu ir a Chester, ao oeste da Inglaterra, e dedicou-se ao pastorado de uma congregação que não dispunha de prédio próprio. Esta carência foi suprida com a inauguração, em 1690, de sua própria capela. Fizeram varias tentativas para induzi-lo a abandonar Chester, mas não foi até que em 1712 ao aceitar o convite para a congregação de Hackney, em Londres. 

A sua crescente obra literária foi um fator para esta mudança, porque estava publicando muitas outras obras além de seu comentário. Não foi possível exercer um ministério de longa duração neste lugar, pois morreu em 1714, aos cinquenta e dois anos.


MATTHEW HENRY O COMENTARISTA

A Reforma introduziu uma mudança transcendental com respeito à exposição bíblica. A prática medieval de alegorizar o texto foi desprezada a favor da exegese gramático-histórica. Isto significava que um expositor se aproximava de uma passagem bíblica e trabalhava através dele na língua original. Discutiam-se as questões gramaticais e de filologia, e a passagem era situado em seu contexto histórico. Somente após se expunha o ensino da passagem e também se empregava as formulações teológicas posteriores. 

João Calvino introduziu nesta método os seus conhecimentos como erudito renascentista e seus comentários sobre o texto bíblico delinearam o modelo para comentários posteriores. Para a época de Matthew Henry além dos comentários da Reforma como modelos, também havia os dos períodos posteriores à Reforma e puritano.

O comentário de Matthew Henry se ajusta facilmente na categoria de exposição puritana das Escrituras. Muitos dos grandes puritanos haviam morrido quando ele nasceu, mas através de seu pai entrou em contato com as suas ideias e obras. Assim, o seu comentário é representativo do que estava na essência do estudo e a exposição puritana da Bíblia. Subjacente a todos os esforços dos puritanos estavam as pressuposições básicas da natureza divina da Bíblia e o fato de que a doutrina bíblica era o ensino acerca de Deus e do dever que ele exige do homem. Os puritanos ensinavam claramente que o homem, sem a ajuda do Espírito, era incapaz de compreender o ensino bíblico, porque era discernida espiritualmente.

Matthew Henry ao empreender a sua imensa tarefa, acreditava ser necessário especificar seis grandes princípios que constituíam as suas pressuposições. Estes eram:

  1. Que a religião é a única coisa necessária. 
  2. Que a revelação divina é necessária para a verdadeira religião.
  3. Que a revelação divina não se pode experimentar agora, nem se deve esperar.
  4. Que as Escrituras do Antigo e Novo Testamento foram dadas de forma expressa para o nosso ensino.
  5. Que as Sagradas Escrituras não foram somente dadas para o nosso ensino, mas que são a regra estável e permanente para a nossa fé e prática.
  6. Que por esse motivo é dever de todos os cristãos examinar diligentemente as Escrituras e, que é o ofício dos ministros guiar e assisti-los nisto. 

 

Inclusive antes de iniciar a sua exposição, Matthew Henry tinha o hábito de escrever acerca das Escrituras. Também chamou a atenção para este fato em seu prefácio:

É meu costume, há muito tempo, no pouco tempo que posso dedicar-me em meu estudo de meus preparativos para o púlpito, dedica-lo a redigir exposições sobre algumas passagens do Novo Testamento, no entanto, simplesmente para o meu próprio uso como para o meu entretenimento, porque esta era a maneira em que mais me satisfazia empregar os meus pensamentos e meu tempo.

 

Em dezembro de 1700 enviou algumas destas exposições a seu amigo, o Rev. Samuel Clark, com as seguintes considerações acerca das mesmas:

Deixo-a [a publicação] para você e decidi seguir a Providência, havendo de início refletido com a maior consolação acerca daquilo que é a menor de minhas próprias atuações. A obra em si foi, e continua sendo para mim, a sua própria paga, e o prazer uma recompensa suficiente para todos os esforços. Faça-me saber, por favor, segundo tenha ocasião, qual é a sua avaliação acerca deles [dos escritos]; se voltarem ao lugar donde saíram, serão recebidos com satisfação. Não me arrependerei de tê-los escrito, e espero que não se arrependerá de lê-los ainda que não excedam.

Não ficou claro por que não empreendeu a sua publicação durante outros quatro anos. Em 12 de novembro de 1704 começou escrever as suas notas sobre o Antigo Testamento, que finalizou em 18 de julho de 1712. Em seguida trabalhou com o Novo Testamento, chegando ao final de Atos, em 17 de abril de 1714. Não viveu para escrever mais, e outros empreenderam a tarefa.

 Basearam a sua obra nas notas que havia deixado, incluindo umas quase completas sobre a Epístola aos Romanos. Deixou alguns breves esboços acerca de outras epístolas e havia também algumas notas taquigrafadas de exposições entregues em público e particular. Ao todo apareceram quatro volumes durante a sua vida, começando com o Pentateuco, em 1706, e acabava de completar o volume 5, pouco antes de sua morte em 22 de junho de 1714.


Há uma clara relação entre o comentário de Matthew Henry e seu ministério pastoral. Desde o começo teve o costume de dar pregar duas vezes a cada domingo em sua congregação, e o conteúdo de muitas passagens analisadas em sua exposição formaram a base de seus sermões. Se se fizer uma comparação entre os seus sermões e sua exposição de um texto particular, se poderá perceber a relação bem facilmente. Aqui temos apenas um exemplo, de seu comentário sobre João 14:27:

Quando Cristo estava a ponto de deixar o mundo, fez o seu testamento. A sua alma a encomendou ao seu Pai; o seu corpo legou a José, para que fosse enterrado de forma decente; suas vestes foram para os soldados; sua mãe deixou sob o cuidado de João, mas, o que deixaria aos seus pobres discípulos, que tudo deixaram por Ele? Prata e ouro não tinham; mas lhes deixou algo infinitamente melhor, a sua paz. “Deixo-vos, mas vos deixo a minha paz. Não somente lhes dou direito a ela, senão que vos deixo em possessão dela.”


Assim, ele tratou o mesmo versículo em seu primeiro sermão acerca “da paz”, pregado em 24 de janeiro de 1692:

Quando o nosso Senhor Jesus estava a ponto de deixar o mundo fez o seu testamento. A sua alma a encomendou às mãos de seu Pai (Lc 23:46). O seu corpo legou a José de Arimatéia para que fosse enterrado de forma descente, mas não de modo que visse a corrupção. As suas vestes foram para os soldados que lhe crucificaram (Lc 23:34). Sua mãe deixou sob o cuidado do discípulo amado (Jo 19:26). Mas, que deixaria para os seus pobres discípulos, que haviam deixado tudo para segui-lo? Prata e ouro não tinha; mas, lhes deixou algo infinitamente melhor que a milhares de ouro e prata.

 

Não é difícil encontrar a influência do comentário de Matthew Henry, mas, não há uma análise detalhado do impacto que teve sobre outros pregadores e escritores. O Dr Leslie Church, que resumiu o comentário para que se pudesse publicar num único volume, sugere que os hinos de William Cooper “foram indubitavelmente inspirados pelo espírito e pela forma de expressar de Matthew Henry”. Certamente que muitas das palavras de Charles Wesley em seu hino “Uma comissão tenho que cumprir” parecem ser tomadas do comentário de Matthew Henry acerca de Levítico 8:25, acerca de cujo texto diz:

Cada um de nós tem uma comissão que cumprir, um Deus eterno a quem glorificar, uma alma imortal que prover, um dever necessário que realizar, nossa geração que servir; e, há de ser o nosso esforço diário de cumprir esta comissão, porque é a comissão do Senhor nosso Amo, que nos chamará a prestar contas acerca dela, e seria um grande perigo descuida-la.

 

Outro testemunho acerca do valor de Matthew Henry como comentarista procede de William Jay. Em sua autobiografia, numa passagem no que se refere a comentaristas, disse isto:

Mas para o uso particular e piedoso, nunca encontrei nada comparável a Henry, que, como disse o velho John Ryland, “não se possa começar a ler sem deixar de estar isolado de todo o mundo, e poder lê-lo do início até o fim sem parar”.

 

FRASES DE ESTE GRANDE E FIEL SERVO DE DEUS

"Os que querem crescer na graça precisam ter sede de saber."

(Matthew Henry)


"Não devemos esperar milagres quando podemos usar os meios habituais."

(Matthew Henry)


"O homem é feito para a sociedade, e os cristãos, para a comunhão dos santos."

(Matthew Henry)


"Que paz podem ter aqueles que não estão em paz com Deus?"

(Matthew Henry)


"O Senhor conhece pelo nome aqueles que são seus, mas nós os reconhecemos pelo caráter."

(Matthew Henry)


"A reflexão é o primeiro passo em direção à conversão."

(Matthew Henry)


"Assim como as misericórdias de Deus renovam-se a cada manhã para Seu povo, também Sua ira renova-se todas as manhãs contra os perversos."

(Matthew Henry)


"Um leão na causa de Deus precisa ser um cordeiro em sua própria causa."

(Matthew Henry)


"Aquele que está sempre satisfeito, embora tenha tão pouco, é muito mais feliz do que aquele que está sempre a cobiçar mesmo tendo tanto."

(Matthew Henry)


"Um deus fabricado não é Deus."

(Matthew Henry)


"Seja o que for que você faça, comece com Deus."

(Matthew Henry)


"Não devemos impor nenhuma condição para a aceitação de nossos irmãos, a não ser as que Deus impôs para aceitá-los."

(Matthew Henry)


"Quando deixamos passar despercebidas nossas boas obras, Deus, certamente, as observa mais."

(Matthew Henry)


"A primeira lição na escola de Cristo é a renúncia."

(Matthew Henry)


"O crescimento espiritual consiste mais no crescimento da raiz que está fora do alcance da visão."

(Matthew Henry)


"Os ídolos são chamados falsos porque desfiguram a Deus considerando que Ele tem um corpo, quando, na verdade, Ele é Espírito."

(Matthew Henry)


"O arrependimento, se verdadeiro, atinge a raiz da iniquidade, e livra dela o coração."

(Matthew Henry)


"A Bíblia é a carta que Deus nos enviou; a oração é uma carta que enviamos a Ele."

(Matthew Henry)


"A consciência é aquela vela do Senhor que ainda não foi totalmente apagada."

(Matthew Henry)


"A maior prova de nosso amor a Cristo é a obediência às leis de Cristo."

(Matthew Henry)


"O amor é a raiz; a obediência é o fruto."

(Matthew Henry)


"A oração é a parteira da misericórdia."

(Matthew Henry)


"A sabedoria e o poder do Criador são admiráveis tanto numa formiga como num elefante."

(Matthew Henry).


"Às vezes as verdades mais claras são os argumentos mais fortes em favor dos deveres mais difíceis."

(Matthew Henry)


"Considero cristão de fato aquele que não se envergonha do evangelho nem é uma vergonha para ele."

(Matthew Henry)


"É pelo engano do pecado que o coração se endurece."

(Matthew Henry)


"Em Cristo e por meio dEle, os céus estão abertos para os filhos dos homens."

(Matthew Henry)


"Fora de Cristo, Deus é fogo consumidor; em Cristo, um Pai reconciliado."

(Matthew Henry).


"Manifestando reverência, aprendemos obediência."

(Matthew Henry)


"Muitos foram destruídos por casamentos com incrédulos. É mais provável o bom se corromper do que o ímpio se converter."

(Matthew Henry)


"Não coloquemos nunca nossa própria vontade contra a santa vontade de Deus."

(Matthew Henry)


"Nenhum pecador participa da justiça justificadora de Cristo até que se arrependa de suas más obras."

(Matthew Henry)


"Ninguém é castigado pela justiça de Deus, senão aqueles que detestam ser reformados pela graça de Deus."

(Matthew Henry)


"Nossos corações corruptos não podem dar bons frutos a menos que o Espírito regenerador de Cristo implante a boa palavra de Deus neles."

(Matthew Henry)


"Nossos temores precisam salvar nossa esperança da presunção, e nossa esperança precisa salvar nossos temores de mergulharem no desespero."

(Matthew Henry)


"O coração carnal, como o corvo, se vira para o mundo e come da carniça que ali encontra."

(Matthew Henry)


"O homem pode estar persuadido de muitas verdades e ainda pode adiá-las, porque interferem com sua ambição ou licença pecaminosa."

(Matthew Henry)


"Onde temos uma tenda, é preciso que Deus tenha um altar."

(Matthew Henry)


"Os que amam as trevas, não a luz, terão sua ruína de acordo com essa preferência."

(Matthew Henry)


"Os que professam arrependimento precisam praticá-lo."

(Matthew Henry)


"Os que se afastam de Deus nunca podem achar repouso em nenhuma outra parte."

(Matthew Henry)


"Quando a lei de Deus está escrita em nosso coração, nosso dever é nosso prazer."

(Matthew Henry)


"Quando os homens começam a se queixar mais de seus pecados do que de suas aflições, começa a surgir alguma esperança para eles."

(Matthew Henry)


"Sem conversão, não há salvação."

(Matthew Henry)


"Sempre que Deus tenciona exercer misericórdia para com seu povo, a primeira coisa que faz é levá-lo a orar."

(Matthew Henry)


"Somente o poder purificador e limpador do Espírito Santo pode produzir a pureza de coração, e os santos afetos que acompanham a salvação."

(Matthew Henry

“Quando os homens começam a se queixar mais de seus pecados do que de suas aflições, começa a surgir alguma esperança para eles”. 

Há muitos que tem os seus olhos abertos, mas não o seu coração; foram iluminados, mas não santificados. O conhecimento que faz com que os homens se tornem envaidecidos pelo orgulho serve somente para inflamá-los para o inferno, para onde muitos vão de olhos abertos."  Matthew Henry


  1. MATTHEW HENRY O PREGADOR

Desde muito cedo, o coração de Matthew Henry se inclinou para a obra do ministério. Sentiu-se tocado espiritualmente na tenra idade pela pregação de seu pai. Philip Henry alentava a seus filhos que se preparassem para o Dia do Senhor passando uma hora juntos a cada sábado, pela parte da tarde. Nestas ocasiões supervisionava Matthew Henry, e considerava que suas irmãs haviam abreviado as suas orações, e as reprendia com gentileza!

Depois de seu período de estudante em Londres retornou à casa de seus pais em Broad Oak (um sítio próximo de onde o seu pai exerceu o ministério antes de ser expulso) em junho de 1686 e imediatamente pregou em diversas ocasiões. O modo como a sua pregação foi recebida, e o efeito que teve sobre um casal notoriamente ímpio, parecem ter confirmado o seu sentimento do chamado para o ministério. 

Durante uma visita a Chester foi convidado para pregar, e o fez várias tardes seguidas. Os dissidentes que o ouviram lhe convidaram para ser o seu pastor. Após consultar o seu pai, aceitou o convite, mas pediu um prazo, desejando voltar a Londres por alguns meses. Foi ali que foi ordenado em privado por vários ministros presbiterianos reunidos para este fim, em 9 de maio de 1687. Começou o seu ministério em Chester, numa quinta-feira de 2 de junho de 1687, dando regularmente as conferências das quintas-feiras.

A partir daquele momento Henry esteve ocupado com as pregações e conferências em sua própria congregação e em muitos outros lugares próximos de Chester. Dentro de sua própria congregação, às nova da manhã do domingo, além dos cânticos de salmos e da oração, fazia palestras acerca duma porção do Antigo Testamento (ou seja, dava uma exposição) e também, pregava um sermão. 

Este mesmo padrão seguia pela tarde, ainda que neste culto palestrava acerca do Novo Testamento. Durante o curso de seu ministério em Chester estudou toda a Bíblia com sua congregação mais de duas vezes. As quintas-feiras pela noite também palestrava e, suas exposições sobre temas das Escrituras duraram vinte anos. Apesar de ser desconhecida a participação real a estas diversas reuniões, todavia, o fato de que sua congregação ter crescido chegando a ter 350 é testemunho do apreço que se tinha o seu ministério.

 Em diversas ocasiões foi a Londres, pregando por diversos lugares no caminho, e na metrópole pregou praticamente todos os dias de sua visita.

No planejamento de suas pregações em Chester, Matthew Henry era muito sistemático. A sua primeira série de sermões foi acerca do infortúnio de estar no estado pecaminoso. Logo continuou com sermões tratando da conversão, e isto abrangeu dois anos. Logo veio uma série de sermões nos quais estabeleceu o padrão da conduta cristã, expressou em vinte enunciados que expôs com um texto apropriado para cada título. Depois disto, quis consolar ao povo de Deus, em que tratou de forma ordenada acerca de Deus no pacto, Cristo no pacto e o Espírito Santo no pacto. Ao final desta série, como no caso das demais, pregou um sermão ou dois resumindo o conteúdo dos sermões precedentes e recapitulando os pontos principais.


De diversos modos, os sermões de Matthew Henry eram típicos do período puritano. Os puritanos criam que a pregação é crucial pelo fato da exposição da Palavra de Deus de modo que seu ensino ficasse claro nas mentes dos ouvintes. É a principal maneira que Deus ordenou que a Palavra doadora de vida atinja o coração dos homens.  Matthew Henry seguiu os passos deles ao abrir as Escrituras os seus ouvintes. O mesmo que outros puritanos, não sentia aversão pela pregação doutrinária, porque matinha a posição evangélica e reformada da Reforma Protestante, e cria de todo o coração que a teologia das Escrituras deve ser ensinada a pecadores e a santos.

Há outras três coisas que devemos pontuar acerca de seus sermões.

 Primeiro, era metódico, não somente no planejamento e preparação de seus sermões, como também em sua apresentação do conteúdo bíblico. Peter Ramus, um acadêmico huguenote, ensinou que que a análise é a chave para a compreensão, e os puritanos tomaram esta posição e a usaram em sua ordenada apresentação do material. Isto tinha a intenção de fazer que a mensagem fosse clara para os ouvintes e ajuda-los a recordar melhor. 

Segundo, Matthew Henry seguia aos puritanos em sempre aplicar o ensino da Escritura aos seus ouvintes. Os seus sermões nunca terminavam sem alguma aplicação prática. O ensino das Escrituras não era apenas uma questão teórica, mas algo que deveria mover os ouvintes à ação. 

Terceiro, há um modo em que Matthew Henry difere de seus predecessores puritanos. Enquanto eles escolhiam aos poucos tratar acerca de um determinado tema, e pregavam semana após semana a partir do mesmo texto, ele escolhia pregar a partir de diferentes textos inclusive se estava tratando acerca do 

mesmo tema. Isto dava uma maior variedade a sua pregação e oferecia uma perspectiva ainda mais ampla para o ensino bíblico acerca do tema tratado. Não é de se surpreender que a sua pregação atraísse a muitos em sua época, a qual, apresentada com simplicidade e com maravilhosa variedade de linguagem, ia ao encontro da consciência dos ouvintes.


  1. OS SERMÕES DE MATTHEW HENRY 

Qualquer um que esteja familiarizado com o comentário de Matthew Henry, ou com suas demais obras, encontrará aqui o mesmo agradável estilo. Ele conhecia a Bíblia excepcionalmente bem, e nestes sermões ele faz referência a todos os livros bíblicos com exceção de 1 Crônicas, Abdias, Ageu e Filemon. Estudava as Escrituras com dedicação e organizava o seu material de forma metódica. 

Apresentava constantemente ilustrações, não mediante longas histórias, mas mediante frases e referências que cristalizavam os seus argumentos. Mas, acima de tudo acentuava a verdade a seus ouvintes (ou leitores). Também conhecia e empregava os grandes escritos cristãos, desde os da igreja primitiva até os de seu tempo.

Há observações acerca de passagens bíblicas que muitos leitores reconheceram de seu comentário, porque, como se tem observado, é evidente que seus preparativos para os seus sermões dependem de seus outros escritos. Aparecem muitas notáveis expressões como estas:

Os amados de Deus são odiados pelo mundo, e não devemos nos escandalizar com isto.


Quando recorremos para o perdão dos pecados temos de recorrer com Cristo nos braços de nossa fé e amor.

A falta de fé da certeza, vive pela fé da adesão. Sente dúvida acerca de teu estado espiritual? Coloque a questão fora de toda dúvida por um consentimento presente – se nunca o fez, faça-o agora.

Nenhuma de nossas transgressões no pacto nos exclui do pacto. Compreende especialmente que nossa salvação não está sob a nossa custódia, mas nas mãos do mediador.

Todos nós temos recebido o evangelho. A salvação é uma salvação comum (Judas 3). Todos têm necessidade de recebê-la, inclusive os mais dignos. Todos são chamados a recebê-la, inclusive os mais indignos, se a recebem e a buscam de maneira correta.

Tenha a certeza de que ninguém entrará no céu, a não ser aqueles a quem a graça faz aptos. São apenas os de puro coração os que verão a Deus (Mt 5:8; At 12:14).

Creia que tem um Deus santo acima de você, uma preciosa alma dentro de você e uma opressora eternidade diante de você, tanto de glória, como de infortúnio.

Crescentemente eleve na mentalidade celestial e diminua sob a humildade. Persista em avançar. A maneira de crescer na graça é usando a que temos. A Palavra é o meio de nosso crescimento. Faça uso dela diariamente (2 Tm 3:17).

 

Alguns dos sermões de Matthew Henry estão em circulação publicados em suas Complete Works. A maior parte destes sermões são os pregados em ocasiões especiais, como funerais ou em ordenações de ministros.  São um testemunho acerca de um fiel pregador do evangelho que, com a mente e o coração postos nas coisas de Deus, tratou de expor as riquezas da Escritura. Não são meras relíquias do passado, mas que proclamaram a Palavra de Deus ao leitor atual, do mesmo modo que o Comentário de Matthew Henry continua fazendo.

TESTEMUNO DOS  MISSIONARIOS WILLY E KARINA HAMEL DO AVIVAMENTO NA BOLIVIA .
Deus me diz ... Nao temas , porque eu estou com você, não desmaie porque eu sou o seu Deus que lhe dará forças. Eu sempre o ajudarei e sempre o levantarei com minha poderosa mão . ... Essas belas palavras da Bíblia de Isaias 41.  sempre me incentivaram e me fortaleceram: eu aprendi que ser cristão é mais do que seguir uma religião, é ter um relacionamento pessoal com Jesus. E ter comunhão intima com Deus.  Com um Deus vivo  que nos ama e nos guia nesta vida. 
Deus é bom e  ama a os  cristãos sinceros e honestos e sempre concede a eles os desejos de seu coração.


  Por quase 30 anos, Deus, nosso pai, nos preparou para realizar um ministério eficaz que traga bênção ao seu povo a àqueles que sofrem. Para os doentes, para os oprimidos pelo diabo. Cremos que somos chamados para continuar com o ministério de Jesus.
Ele foi ungido por Deus 

como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude;(poder) o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus estaba com Ele Atos 10.38.

 De acordo com S. Marcos 16.
15 E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

17 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".

19 Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

20 Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.



Nos somos testemunhas do amor e do  poder de  nosso 

Nos somos testemunhas do poder de 
DEUS. Ele é grande e poderoso e tem poder para fazer milagres , Ele é um Cristo vivo e ainda,continua  salvando curando libertando e abençoando aqueles que o procuram. Deus é o pai mais bom e generoso de todo o universo e ele faz milagres para aqueles que oram com fe perseverante. Nós chegamos a experimentar que a fe pode mover montanhas.  

Por sete anos. Deus nosso pai celestial nos ensinou a orar com fé e interceder. E vimos muitos milagres y maravilhas. Então, por mais sete anos, Deus nos ensinou sobre libertação e guerra espiritual. E tivemos muitas batalhas e vitorias contra o enemigo. Muitas vidas foram libertas do poder dos demonios. . Então, por mais 7 anos. Deus nos ensinou a adorar para trazer sua presença. E abençoar seu povo, sua amada igreja. Aprendimos que a adoração sincera atrai a maravilhosa presença de Deus e do Espirito Santo.

Quando  adoramos em espírito e em verdade, Deus se alegra e desce com seu poder, ele manifesta sua glória no meio do seu povo, ele faz grandes milagres  a bíblia diz que Deus habita no meio do louvor do seu povo. 
Quando adoramos de todo o coração, quando adoramos com sinceridade e amor e levantamos nossas mãos ao Senhor, ele recebe esses louvores como uma oferta agradável. como sacrifício agradável a Deus. E então ele desce e para que possamos experimentar sua presença, suas bênçãos e seus milagres, podemos receber palavras proféticas que nos confortam, podemos receber uncao e poder para ter avivamento, como é maravilhoso poder experimentar a atmosfera do céu aqui na terra.
Sentir a gloria da presença de nosso amado Deus e Pai.


Um dia, em um tempo de jejum, Deus nos disse ... ensinem a orar com fé ao meu povo. Eles não tem muitas bênçãos porque não saben orar com fe. Deus ama aqueles que oram con fe persistente. Ele faz grandes milagres para eles. 

Temos que aprender com Jacó que ele lutou  em oração com o anjo e ele não desistiu fácilmente, ele disse a ele "eu não vou deixar você ir até que você me abençoe" e ele se agarrou ao anjo a noite toda. Ele lutó em oração  ate que recebeu a bênção de Deus. este é o exemplo mais importante do Antigo Testamento sobre persistência na oração, este tipo de oração é o que traz milagres.

   Algum tempo depois, Deus nos disse ... filhos eu desejo que voces orem para que minha glória encha esta terra como as águas cobrem o mar. 
Deus deseba que oremos para que um grande avivamento venha as nacoes e   Deus, por sua bondade, nos guiou a fundar a Rede de Intercessores da América. Para Interceder pelas nações e pelo Israel e pedir um grande AVIVAMENTO. E apoiar com INTERCESSÃO a missionários e servos de Deus.

Esta rede de intercessao  agora está presente em muitas nações e temos milhares de intercessores orando clamando em unidade orando a Deus para que mande    a chuva serôdia e um grande avivamento e que milhões podem ser salvos antes da vinda de Jesus, antes do dia do arrebatamento da Igreja do Senhor.

Cremos firmemente que Jesus vem e que temos que estar preparados para a vinda do Senhor, a igreja tem que ser como as virgens prudentes, as virgens sábias que estavam com suas vestes prontas, com suas vestes brancas sem mancha nem ruga, com suas lâmpadas cheias de óleo e com fogo,  brilhando no meio das trevas, para a gloria do Senhor. 

O dia do arrebatamento está preparado para pessoas preparadas

O dia do arrebatamento está preparado para pessoas preparadas, já escrevemos vários livros sobre o assunto da profecia bíblica e estamos  seguros que estamos vivendo nos últimos dias, Jesus virá em breve e a trombeta soará e a igreja será levantada com poder e 
milhares de cristãos cheios do Espírito Santo, que estão vivendo em obediência, em santidade, com pureza, com integridade, serão levantados, mas os cristãos mornos, os cristãos que não estão preparados, os cristãos que negligenciaram sua vida espiritual, eles vão ficar aqui embaixo  e passar a grande tribulação e ser perseguidos pelo Anticristo.

A promesa de Deus para aqueles que sao fieis e obedientes e muito clara.

APOCALIPSE 3.10 
 10Porque deste atenção à minha exortação quanto a suportar os sofrimentos com paciência, Eu, igualmente, te livrarei da hora da tribulação que virá sobre o mundo todo, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. 11Eis que venho sem demora! Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12Farei do vencedor uma coluna no templo do meu Deus, de onde jamais sairá. Escreverei nele o Nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu da parte do meu Deus; e igualmente escreverei nele o meu novo Nome. 13Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Espírito revela às igrejas’.”



 E depois do arrebatamento da igreja  aqui , começará a grande tribulação do apocalipse, a grande tribulação de 7 anos onde as pessoas que ficaram aqui  sofrerão de maneira terrível, sob o Império do Anticristo. a besta 666, que será um tirano um monstro que perseguirá sem piedade todas as pessoas, traria  guerras, pragas e caos e sofrimento para as nações.


O DIA MAIS MARAVILHOSO DA MINHA VIDA. O DIA QUE EU CONHECI AO SENHOR JESUS.

Um dia de jejum e oração, com um grande grupo de Intercesores,  na igreja nós estávamos dirigindo os louvores. Quando vi que, de repente, o céu se abriu e de repente vi como dois tetos, um  teto normal e outro como um teto de vidro que se abriu. E um rio de cristal caiu do céu. Era o rio do Espirito Santo. O impacto foi muito forte, a glória de Deus veio e muitos irmãos caíram de joelhos chorando e outros gritaram e choraram. 

Todos nós fomos abençoados e a atmosfera da presença de Deus era maravilhosa. Era poderosa. Sentimos a glória de Deus Shekina e, bem perto de mim como a  dois metros, eu de repente vi que o Senhor Jesus estava de pé. Andando de joelhos, aproximei-me deante  dele para interceder pelos meus irmãos. Não ousei levantar os olhos para vê-lo. Eu tremi com o poder de sua presença. Acabei de abrir minha Bíblia e mostrei os pedidos de oraçao. Diante do seus pés.



Naquele dia maravilhoso, Deus nos renovou e nos ungiu com uma nova unção com o Espírito Santo e seu poder, e então começamos a ver muitos milagres e muitas pessoas foram curadas e libertas. Chegou um novo tempo para nosso ministerio. (A Bíblia diz como Jesus foi ungido com o Espírito Santo e poder, e ele estava curando os enfermos e libertando os oprimidos pelo diabo, veja Atos 10.38) Ao ser ungido, Jesus iniciou um ministério eficaz que trouxe grandes bênçãos ao povo de Deus, para aqueles que estavam procurando por ele. Curando a doentes fazendo libertação a gente oprimida, a oprimida ... provisão para famintos e sedentos ... com muita  autoridade deu vista aos cegos expulsou os demônios ... tempestades foram paradas, pescas miraculosas foram feitas, Jesus fiz tudo motivado pelo amor e compaixão . 

Hoje também Deus quer que tenhamos um ministério eficaz que traga bênção para aqueles que sofrem. Para aqueles que choram por Deus, quer que tragamos soluções para todos que o buscam, não apenas dando um tapinha nas costas, mas uma palavra profética inspirada ou uma oração de fé que move as montanhas que o aprisionam. Ou uma ordem de fé que destruia as forças dos demônios que estão atacando. Fomos chamados para continuar com o ministério de Jesus Cristo e os apóstolos para continuar escrevendo as páginas do livro de Atos. Fazer grandes conquistas. Pois está escrito com Deus que faremos grandes conquistas e Ele esmagará  ao inimigo!

Com Deus faremos proezas, e Ele esmagará os nossos inimigos! Salmo 108.13


 Queremos testemunhar para a glória de Deus que em nossa igreja muitos jovens adictos foram libertados do poder do enemigo. Muitos doentes com cancer e doenças graves foram curados e muitos oprimidos dos demônios foram libertados pelo poder do Espirito Santo .  Nosso Deus, foi glorificado. 

Queremos testemunhar que nosso Deus é um Deus de rompimientos (ele rompe as barreiras, rompe as correntes, rompe os muros) Ele faz grandes maravilhas para libertar seus filhos, ele faz rompimientos nas finanças no ministério, na saúde . Nos tivemos muitos milagres de rompimentos e milagre financieiros. Muitos  Milagres de provisão.
 
Deus é o pai mais bom e compassivo do universo. Ele nos ama com muito amor e quer que vivamos uma vida cheia de paz de amor e de grandes bênçãos, mas para isso precisamos nos esforçar  para ter um relacionamento com Ele e ter comunhão íntima. com Ele. E devemos nos esforçar para colocar em prática seus sábios princípios, guardando sua palavra e, portanto, sendo filhos fazedores de sua vontade. Deus ama os fazedores. Para aqueles que com perseverança  fazem sua vontade ele da grandes bênçãos. 

22 Sede pois fazedores da palavra, e não ouvidores tão sómente, enganando-vos a vós mesmos.

23 Porque se algum he ouvinte da palavra, e não fazedor: este será comparado a hum homem que contempla num espelho o seu rosto nativo:

24 porque se considerou a si mesmo, e se foi, e logo se esqueceo qual haja sido.

25 Mas o que contemplar na Lei perfeita que he a da liberdade, e perseverar nella, sendo não ouvinte esquecediço, mas fazedor de obra: este será bemaventurado no seu feito. Apocalipse 1.22-25


Também pregamos em muitas reuniões e centenas de pessoas vieram receber Jesus Cristo e vieram com lágrimas nos olhos. 


Muitos viram sinais enquanto eu pregava. Muitos viram anjos de Deus que estavam conosco.
. Nos realizamos um jejum congregacional às sextas-feiras. O primeiro dia daquele jejum, um anjo desceu para estar conosco. Deus falou comigo e me disse ... Deleite-se na presença de Deus e ele lhe concederá as petições do seu coração. Obedecemos e fizemos um culto  por 6 horas. Deus fez muitas maravilhas e milagres. As pessoas viram anjos no altar. Então, o grupo que começou com cerca de dez pessoas cresceu muito rapidamente, formando um grupo de quase 500 pessoas. As reuniões começaram das 10h às 15h. Houve muitos testemunhos de milagres e cura. muitos  sentiam o poder de Deus e sua presença e sua glória se movendo . Vimos que a oração e o louvor abrem os céus e Deus derrama de sua presença . Quando o Espírito Santo chega, a atmosfera muda e os milagres começam a acontecer. Ele é atraído pela adoração de pessoas sinceras que andam em integridade diante dEle. (Ele não apóia a hipocrisia religiosa, ele ama a sinceridade, a santidade e a pureza.) Deus disse que a última glória será maior que a primeira. Este é o tempo da última glória! Grandes coisas estão chegando! grandes coisas Deus fará !!

 Minha amada esposa Karina e eu servimos a Deus com amor e fidelidade por 30 anos.
Temos um lar muito feliz e abençoado. Deus nos deu quatro filhos maravilhosos. Minha esposa é uma mulher cheia de graça, de fé de amor e sabedoria, não deixo de agradecer a Deus por sua preciosa vida. Ela é uma autora de livros de oração e intercessão. Livros para abençoar e incentivar as mulheres. Sua página é mujeramistad.blogspot.com
 Um dia fomos convidados a pregar para um congresso de todos os juízes da cidade.De Santa Cruz jejuamos três dias e saímos para pregar o evangelho. Depois, com ousadia, preguei e todos os  juízes da cidade se levantaram, oraram e receberam Jesus Cristo. Para a glória de Deus.

 Posso dizer que Deus, nosso amado pai, é muito fiel e sempre cumpre suas promessas. Vimos muitos milagres. De conversões.  Deus é nosso bom pastor. Nosso amigo fiel .  Ele sempre cumpre as suas promessas. Deus e fiel e verdadeiro. 

É importante estar alerta e saber que são dias finais e que muitos falsos profetas, apóstolos e pastores falsos surgiram. Pessoas que só querem fazer negócios com a fé. Que eles se colocam como ditadores nas igrejas. Devemos ser sábios e prudentes e não nos deixar enganar facilmente e pedir a Deus que nos de discernimento. Não devemos ser ingênuos ou cair em suas armadilhas. Há muitos lobos vestidos de ovelhas. Jesus disse que pelos seus frutos os reconheceríamos. Uma árvore ruim não pode dar bons frutos 
(ver Galatas cp 5).

CRUZADA DE LITERATURA CRISTA. Deus nos chamou para trabalhar com as redes sociais e fazer uma cruzada de literatura e escrever livros de evangelismo com testemunhos  e graças a Deus esses livros estão alcançando o mundo inteiro. Temos milhares de visitas por mês e esse número está crescendo. Glória a Deus. Muitos dos nossos livros ebook são de oração e intercessão  e  lições para ter uma vida crista vitoriosa  e sao enviados gratuitamente. Também realizamos seminários sobre libertação e cura interior e cura das emoções. E ministramos em seminários sobre muitos tópicos da vida cristã. Sobre  apocalipse e profecias. Família: filhos, educação, intercessão, cura interior e libertação. Renovação e AVIVAMENTO, o poder do Espirito Santo, etc. 
Visitamos lugares onde somos convidados e ministramos  em conferências. E oramos pela unção do Espírito Santo. E oramos por cura e milagres. E avivamento. Que Deus seja derramando seu fogo nos corações. Muitas vidas foram renovadas e cheias do fogo do Espirito santo para gloria de Deus.

SEMINÁRIO DE INTERCESSÃO PROFÉTICA. ON LINE Criamos um seminário on-line gratuito de intercessão profética para ajudar nossos irmãos a ter conhecimento e sao mais de 300 temas e testemunhos especiais. ebook. ... Suas orações e ofertas são muito necessárias para que nos posamos continuar. Deus recompensará aqueles que nos ajudem com um coração generoso. 

Se você quiser ajuda em oração ou com ajuda financiera, escreva-nos, será uma grande alegria ouvir de você. Jesus está chegando muito em breve, ele está prestes a chegar !! É por isso que devemos nos preparar e buscar a Deus com todo o coração! Veja o nosso livro ... Uma vida de oração é uma vida de milagres é grátis no site oficial (pesquise no google) continue lendo este blog com muitos testemunhos da vida real e mais de 300 livros e escolhidos pelos quais colocamos Ajudá-lo a viver uma vida cristã vitoriosa e abençoada. Damos toda a glória e honramos a Deus ao nosso Pai celestial! E damos glória a Jesus, nosso amado salvador.

 Ajude esta missão com suas orações. Este ministério depende da sua ajuda e da sua generosidade. Não temos apoio de nenhuma organização estrangeira, este é  um ministério local com uma visão global.
Desejamos continuar evangelizando e conquistando almas e enviando vídeos, livros e material evangelístico com testemunhos gratuitos para as diferentes nações

Semeie uma semente neste ministério e você terá uma colheita grande e abundante porque Deus ama e abençoa o doador alegre.

Envie sua ajuda ou oferta para a Wester Union em nome de Karina Mealla ID 3265056 Camboriu Brasil nosso número de telefone. wsp 47992566066

procure-nos no facebook, procure nossa página missionária do Espírito Santo.

Willy Hamel e Karina Mealla de Hamel