lunes, 11 de agosto de 2025

DANIEL NASH. O Grande Intercessor do avivamento.

DANIEL NASH. O Grande intercessor do avivamento.

Por Willy Hamel. 

Rede de Intercessores de América. 


Daniel Nash (1775-1831) serviu como intercessor pessoal do grande pregador americano  Charles Finney...

Daniel Nash foi um servo íntegro e fiel, e foi fundamental para o grande avivamento que  seguiu ao poderoso ministério de Charles Finney. 

Podemos observar a vida de Daniel Nash e ver um exemplo da importância da oração para ver a revelação do reino de Deus edo avivamento.

Ele foi o grande guerreiro invisível do avivamento. 

Alguém chamou o irmão Daniel Nash de "Príncipe da Oração Prevalescente". Porque este fiel servo orava  e intercedia com lágrimas por uma cidade, até alcançar um rompimiento  e até que as forças inimigas fugissem e os céus se abrissem. ele orava ate que a gloria de Deus  caisse como una chuva de bençao. Trazendo refrigerio as almas. 


Podemos dizer que o pastor  Daniel Nash foi um grande intercessor, o guerreiro invisível do avivamento.


Daniel, assim como Jacó, conhecia o segredo da oração que prevalece. É entrar em oração e não desistir até receber a resposta. Daniel Nash se trancava em um quarto e ficava diante de Deus, jejuando e orando, clamando por avivamento e pela salvação das almas. E não parava até ver a resposta.

Ele sempre contou com a ajuda de Deus e do Espírito Santo na oração.

Ele orava com grande fervor, dizendo: “Senhor, tem misericórdia destas pessoas, tem compaixão das almas desta cidade, envia o teu Espírito e concede-nos um grande avivamento!”


Daniel sabia que a oração da fé é o que move montanhas. E que a oração da fé é uma oração persistente, como uma gota d’água. Água que cai até quebrar a pedra. Jesus falou muitas vezes sobre esse tipo de oração, a oração de fe  persistente . E deu vários exemplos.

Em Mateus 7:7, Jesus disse:

Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta para vocês. 8 Pois todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 Qual dentre vós é o homem que, se o seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma cobra? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? 12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.

No texto original está escrito bata e bata até que a porta se abra para você.

A Viúva e o Juiz Injusto. Lucas 18:1-8

Quando Deus indicava onde a reunião seria realizada, o irmão Daniel Nash entrava em ação, viajando diretamente para a cidade e procurando duas ou três pessoas para fazerem uma aliança  de oração com ele. 

Às vezes, ele era acompanhado por um homem com um ministério de oração semelhante, Abel Clary. Juntos, começavam a orar intensa e fervorosamente para que Deus operasse na cidade. Daniel Nash acreditava no  grande poder da oração. E ele se lembrou da preciosa promessa que diz: "

Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles",  Mateus 18:20.


Um pregador de sua época conta um exemplo: "Conheci uma senhora idosa que me contou uma história sobre Charles Finney que me tem desafiado ao longo dos anos. Finney foi a Bolton para ministrar, mas antes do início das reuniões, dois homens bateram à porta da casa dessa senhora pedindo hospedagem. A pobre senhora lembrou qué  não tinha mais um lugar para eles. Finalmente, por cerca de 25 centavos por semana, os dois homens,  os irmãos Daniel Nash e Clary, alugaram um porão escuro e úmido durante o período das reuniões de Finney (pelo menos duas semanas), e lá, naquele local de sua escolha, esses corajosos intercessores e parceiros de oração lutaram contra as forças das trevas até ter  a vitória.


Outro relato de Finney diz: "Em certa ocasião, quando cheguei à cidade para iniciar algumas reuniões de avivamento, uma senhora que administrava uma pensão se aproximou de mim. Ela disse: 'Irmão Finney, o senhor conhece um homem chamado Daniel Nash? Ele e outros dois homens estão na minha pensão há três dias, mas ainda não comeram nada.

Abri a porta e olhei para dentro, pois os ouvi chorando e  gemendo e os vi prostrados no chão. Eles estavam assim há três dias, prostrados no chão, gemendo. Pensei que algo ruim tivesse acontecido com eles. Fiquei com medo de entrar e não sabia o que fazer. "Será que eu poderia ir vê-los?" Então Finney disse: "Não, não precisa, senhora. Eles apenas têm um forte espírito de oração."

Outro afirma: "Charles Finney entendia tanto a necessidade da obra de Deus em todo o seu serviço que costumava enviar o piedoso Rev. Daniel Nash com antecedência para orar pelo poder de Deus nas reuniões que ele realizaria." Nash não apenas preparou as comunidades para a pregação, mas também continuou a orar durante as reuniões. “Muitas vezes, Nash não comparecia às reuniões e, enquanto Charles Finney pregava, orava pelo derramamento do Espírito sobre ele. Finney declarou: ‘Eu pregava o tempo todo, e o irmão Nash estava quase continuamente envolvido em oração de intercessão.’

Frequentemente, enquanto Finney  pregava para as multidões. Daniel Nash, em uma casa vizinha, prostrou-se em agonia em oração, intercedendo fervorosamente, e Deus respondeu com as maravilhas de Sua graça. Com uma grande colheita de almas.

 Foram os homens que oraram com fervor e lágrimas que mantiveram o avivamento. As lágrimas que derramaram, os gemidos que proferiram estão registrados no livro das crônicas dos heróis de Deus.

Daniel Nash levou esta parte da Palavra de Deus muito a sério.

Crônicas 7:14 diz: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." Em suma, Deus promete ouvir, perdoar e curar se o Seu povo se arrepender e buscar a Sua face.

A frase é uma promessa condicional de Deus a Israel. O versículo estabelece uma série de condições que devem ser cumpridas para que Deus responda com bênçãos. Essas condições são:

Humilhação: O povo deve reconhecer sua própria inadequação e arrepender-se de seus pecados.

Oração: Deve buscar a presença de Deus por meio da oração.

Buscar a face de Deus: Isso implica um desejo genuíno de conhecer a vontade de Deus e viver de acordo com ela.

Conversão: Deve abandonar seus maus caminhos e mudar seu modo de vida.

Se essas condições forem atendidas, Deus promete:

Que Ele ouvirá as orações de Seu povo e atenderá às suas necessidades.

Perdoar .

 Ele apagará suas faltas e lhes oferecerá Sua graça.

Sarará sua terra: Ele restaurará a prosperidade e o bem-estar da nação.

Este versículo é um. forte  chamado ao arrependimento e à busca de Deus, oferecendo esperança e restauração àqueles que se voltam para Ele com sinceridade.

Lembro-me da história de Ana e Simão no livro de Lucas. Esta é a mulher que sofreu dores de parto intercedendo pela chegada e nascimento do nosso Messias, Emanuel, Deus conosco. A Bíblia diz que Ela nunca saiu do templo. Damos glória a Deus por homens e mulheres de tamanha estatura espiritual.

Oremos para que Deus continue a levantar guerreiros de oração, intercessores, para trazer a chuva de Deus e o grande avivamento para a salvação de milhares de vidas.


O GRANDE CONSELHO DE DEUS AO SEU SERVO JOSUÉ.

Veja o sábio conselho que Deus deu a Josué, sucessor de Moisés. Este conselho é para todos os filhos de Deus.

Ninguém poderá resistir a você todos os dias da sua vida. Como estive com Moisés, estarei com você; não o deixarei, nem o abandonarei. 6 Seja forte e corajoso, porque você repartirá a este povo por herança a terra que jurei a seus pais que lhes daria.

 7 Somente seja forte e muito corajoso, tendo o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você prospere (abençoado) em tudo o que fizer. 

8 Não se aparte da sua boca este Livro da Lei; antes, medite nele (na Palavra) dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazêr (obedecer), conforme tudo o que nele está escrito. Pois então você fará prosperar o seu caminho e terá sucesso. (Você terá sucesso em todas as coisas.)

9 Veja, eu lhe ordeno que seja forte e corajoso; (disciplinado e firme) não tenha medo nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, está com você por onde quer que você andar.

Deus sabia que Josué teria que enfrentar muitos desafios e muitas batalhas, então Ele precisava que Josué fosse cheio de fé. Para conseguir isso, Josué precisava dedicar muito tempo à meditação na palavra de Deus, renovando sua mente e, assim, enchendo seu coração de fé.

Vemos que Josué foi muito fiel e  obediente a Deus  e é por isso que ele venceu grandes batalhas para a glória de Deus.

DEUS, EM SUA BONDADE, NOS DEU A MEDIDA DA FÉ.


Por meio de sua bondade e misericórdia, Deus nos deu a todos a medida da fé. Ou seja, todos nós podemos crer e, crendo, podemos ver. Podemos ver a glória de Deus. Podemos ver milagres em nossas vidas.

Milagres de cura e milagres financeiros, milagres de recursos abundantes, milagres de pesca milagrosa. É importante que usemos a fé porque, com a oração persistente da fé, seremos capazes de ver a glória de Deus. Seremos capazes de ver coisas tremendas!

Deus me mostrou que a fé persistente é como aquela pequena chuva que continua caindo e caindo, dia e noite, encharcando as montanhas, e as montanhas caem. Este é um exemplo da oração da fé, outro grande exemplo da oração da fé. É a pequena gota d'água que continua caindo e caindo dia e noite, até que a rocha se quebre. O Senhor nos deu estes dois exemplos da oração da fé, a oração persistente que não desiste por nada!


(NOTA IMPORTANTE: Esta é apenas uma parte deste livro. Você pode comprá-lo como e-book. Ele tem 10 capítulos. Escreva para mim. Está abaixo.)

Sejamos sempre gratos ao nosso Deus por sua bondade e misericórdia, por nos dar tão grande salvação e por ser o nosso bom Pastor, que está sempre ao nosso lado como um gigante poderoso para nos guiar, ajudar e defender!

É muito importante que oremos por nós mesmos e por nossos entes queridos, por nossa família e filhos, para que sejam salvos e escapem das coisas que estão por vir. Temos a promessa que diz: "Crê em Jesus Cristo, e tu e a tua casa serão salvos." Atos 16:31. Oremos com esta promessa, pedindo a Deus que salve nossos entes queridos para que possam ir conosco no arrebatamento, e não fiquem aqui para suportar a grande tribulação.

Queremos testemunhar para a glória de Deus que em nossa igreja em Santa Cruz, Bolívia, muitos foram curados e muitos jovens viciados foram libertos. Muitos doentes com doenças graves foram curados e muitos oprimidos por demônios foram libertos. Nosso Pai, Deus, foi glorificado. Queremos testificar que nosso Deus é um Deus de Milagres (Ele rompe barreiras, quebra correntes, quebra muros). Ele realiza grandes milagres  para libertar Seus filhos e realiza milagres nas finanças, nos relacionamentos ministério e na saúde.

Deus é o Pai mais bondoso e compassivo do universo. Ele nos ama com grande amor e deseja que vivamos uma vida cheia de paz, amor e grandes bênçãos. Mas, para isso, precisamos nos esforçar para reservar tempo para um relacionamento com Ele, para termos comunhão íntima com Ele. E escutar sua voz e  devemos nos esforçar para colocar Seus sábios princípios em prática, para guardar Sua palavra e, assim, sermos filhos que fazem a Sua vontade. Deus ama os que fazem a Sua vontade. E Ele lhes concede grandes bênçãos. 

Também pregamos em muitas reuniões, e centenas de pessoas vieram receber Jesus Cristo com lágrimas nos olhos.

Muitos viram sinais durante a pregação. Viram anjos que estavam conosco. Realizamos um jejum congregacional às sextas-feiras. No primeiro dia daquele jejum, um anjo desceu para estar conosco. O Espírito Santo falou comigo e disse: "Deleitem-se na presença de Deus, e Ele satisfará os desejos do seu coração." Obedecemos ao Senhor e adoramos por várias horas. Ministramos ao Senhor. Deus realizou muitas maravilhas e curas. As pessoas viram anjos no altar. Então, aquele grupo, que começou com cerca de dez pessoas, cresceu rapidamente para quase 500. As reuniões começavam às 10h e terminavam às 15h. Houve muitos testemunhos de milagres e curas. Sentimos o poder de Deus, Sua presença e Sua glória se movendo ali.

 Vimos que a oração e o louvor fazem os céus se abrirem e fazem que  Deus derrame Sua presença para  ungir Seus servos. Quando o Espírito Santo vem, a atmosfera muda e milagres começam a acontecer. Ele é atraído pela adoração de pessoas sinceras que andam em amor e  integridade diante Dele. (Ele não suporta a hipocrisia religiosa; ama a sinceridade, a santidade e a pureza.) Deus disse que a última glória será maior que a primeira. Este é o tempo da última glória!! Grandes coisas virão em breve!! Grandes coisas Deus fará!!